O texto de Sanmya Feitosa busca resgatar as principais alterações sociais que o ser humano vem vivendo a cada dia nas exigências profissionais e suas implicações nesse contexto socioeconômico, é requerido uma prontidão para o alcance de metas e objetivos. Em 1984, a indústria brasileira de informática, encontrava-se entre as dez melhores do mundo. O Brasil nesta época cresceu significativamente. O governo brasileiro queria ter uma política com características independentes, com o intuito de criar uma reserva de mercado. Entretanto, havia muitas dificuldades a serem enfrentadas, dentre elas: pessoas capacitadas; a forte pressão política e econômica das outras nações, além dos conflitos internos. Com base neste contexto, o país iniciou ações para informatizar as escolas públicas, em busca de melhoria da qualidade de ensino. Essas ações se iniciaram em 1965, com o interesse do ministério da marinha brasileira em desenvolver um computador com Know-how.
PROINFO, projeto que visava a formação de NTES (definir a sigla) para capacitar professores que iriam ser multiplicadores desta política nas escolas públicas. O projeto Educon, criado em 1983, foi à primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas públicas.
Foram criados cinco centros pilotos, responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo de ensino aprendizagem.
Apresentamos alguns desses centros resumidamente. A UNICAMP foi a pioneira na pesquisa sobre o uso de computador no processo ensino-aprendizagem.Desde 1970, o laboratório de estudos cognitivos da UFRGS vem realizando com a informática educativa com o intuito de avaliar a contribuição do computador no processo de aprendizagem.
Por fim, Tarja discute um paradgma educacional emergente do qual participam os educadores e educandos deste século. Com ele a função das instituições educativas volta-se para a promoção do aprendizado significativo para o estudante. Para tanto, todos os participantes sejam os que aplicam o conteúdo ou os que recebem estão sempre aprendendo. Essa educação é realizada por meio do diálogo aberto e a aprendizagem é construída na relação que o individuo mantém consigo mesmo e com outros.
Ana Cláudia, Cristiane Pedro da Silva, Hérica, Karla, Luciene de Almeida, Maria Jeane, Mayara Flôr, Renata,Rejane.
Ana Cláudia, Cristiane Pedro da Silva, Hérica, Karla, Luciene de Almeida, Maria Jeane, Mayara Flôr, Renata,Rejane.





