domingo, 28 de agosto de 2011

Um Pouco da História da Politica da Informática Educativa no Brasil

O texto de Sanmya Feitosa busca resgatar as principais alterações sociais que o ser humano vem vivendo a cada dia nas exigências profissionais e suas implicações nesse contexto socioeconômico, é requerido uma prontidão para o alcance de metas e objetivos. Em 1984, a indústria brasileira de informática, encontrava-se entre as dez melhores do mundo. O Brasil nesta época cresceu significativamente. O governo brasileiro queria ter uma política com características independentes, com o intuito de criar uma reserva de mercado. Entretanto, havia muitas dificuldades a serem enfrentadas, dentre elas: pessoas capacitadas; a forte pressão política e econômica das outras nações, além dos conflitos internos. Com base neste contexto, o país iniciou ações para informatizar as escolas públicas, em busca de melhoria da qualidade de ensino. Essas ações se iniciaram em 1965, com o interesse do ministério da marinha brasileira em desenvolver um computador com Know-how.
PROINFOprojeto que visava a formação de NTES (definir a sigla) para capacitar professores que iriam ser multiplicadores desta política nas escolas públicas. O projeto Educon criado em 1983, foi à primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas públicas.
Foram criados cinco centros pilotos, responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo de ensino aprendizagem.
Apresentamos alguns desses centros resumidamente.  A UNICAMP foi a pioneira na pesquisa sobre o uso de computador no processo ensino-aprendizagem.

Desde 1970, o laboratório de estudos cognitivos da UFRGS vem realizando com a informática educativa com o intuito de avaliar a contribuição do computador no processo de aprendizagem.

 Por fim, Tarja discute um paradgma educacional emergente do qual participam os educadores e educandos deste século. Com ele a função das instituições educativas volta-se para a promoção do aprendizado significativo para o estudante. Para tanto, todos os participantes sejam os que aplicam o conteúdo ou os que recebem estão sempre aprendendo. Essa educação é realizada por meio do diálogo aberto e a aprendizagem é construída na relação que o individuo mantém consigo mesmo e com outros.
Ana Cláudia, Cristiane Pedro da Silva, Hérica, Karla, Luciene de Almeida, Maria Jeane, Mayara Flôr, Renata,Rejane. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A importância da informática para o século XXI

Partindo do capitulo 1, do livro Educação e Informática de Sanmya Tajra, que destaca a importância da tecnologia no processo de ensino aprendizagem do século XXI, acompanhemos a utlização das novas tecnologias a fim de que  a educação se insira no processo de modernização da sociedade.
Analisamos que há determinados aspectos nos dias atuais que são fundamentais para a ampliação do exercício da docência. Se antes eram necessários conhecimentos básicos como ler e escrever. Atualmente exige-se   a utilização de novas tecnologias, tais como os computadores, que facilitam o desenvolvimento das habilidades diversas.

Para Gardner, a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. Este autor propõe sete competências intelectuais autônomas do ser humano: linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, musical, espacial, intrapessoal e interpessoal. Em novos estudos, Gardner proprôs a utilização de mais duas inteligências, a naturalista e a existencial.

 Toffler, em seu livro A Terceira onda, situa três dimensões de mudanças da humanidade, referentes às diferentes formas de riquezas. Na primeira onda, a humanidade deixa de ser nômade e se torna agrícola e ligada ao sedentarismo. A segunda onda faz surgir a civilização no contexto organização da sociedade. Por fim, na terceira e última onda, é o valor atribuido aos bens materiais, gradativamente e deslocado para um bem imaterial, o conhecimento.
A terceira onda se distingue  da segunda em alguns aspectos, como por exemplo: o valor de uma empresa e afere do conhecimento das pessoas e não pelo seu patrimônio material. A produção é voltada ao atendimento do cliente e não à produção massificada; o trabalhador pensa aos invés de apenas executar tarefas; os produtos se transformam a todo instante.
Diante disso, na relação entre professor e aluno o uso da tecnologia deve ser vista como recurso para o processo de aprendizagem. Assim, a formação do homem no século XXI necessita ampliar seus conhecimentos diante dessas  transformações sociais decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia.

Referência:TAJRA,S.F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8 ed. São Paulo: Érica,2008.


GRUPO: Abigail, Ana Stella, Antonis, Bruna Luana, Emanuella, Jéssica, Maria Aparecida, Segirlaine, Vilalba, Viviane.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conceitos e Reflexões sobre Tecnologia Educacional

Há muitas críticas sobre o uso das tecnologia na área educativa.Então, iremos  refletir sobre o uso desse s instrumentos.A palavra técnica tem origem do verbo grego ticten que significa "criar", produzir. A técnica envolve instrumentos inovadores que não se restringem a instrumentos físicos,mas na relação do meio e seu efeito sobre a sociedade que a questiona. Um exemplo,em sala de aula,os alunos não entendem o assunto passado pela professora,e a mesma adota outro método de ensino para proporcionar um melhor aprendizado.Esta mudança está relacionada com a técnica,a professora mudou a forma de lecionar e o resultado beneficiou os alunos.
O termo "tecnologia" passou a incorporar um sentido amplo do verbo ticten. Entretanto,a técnica seria a prática  e a tecnologia o instrumento inovador para a produção da mesma.A autora discute o termo tecnologia,classificando-as tecnologias físicas (livro,telefone,computadores),organizadoras (os métodos de ensino) e simbólicas( a  forma como as pessoas se comunicam, falando ou escrevendo).Tudo isso,está relacionado a amplitude dos antigos processos de ensino e aprendizagem como:televisão, vídeo, entre outros. A escola é uma  das alternativas tecnológicas, pois a mesma  foi criada com o fim de inserir os alunos para aprender determinados conhecimentos. A tecnologia educacional é uma disciplina que orienta para o estudo das práticas e métodos científicos e está relacionada ao ensino nas teorias das comunicações e de algumas tecnologias utilizadas pelos alunos como: caderno, lápis, livros sendo estes mais utilizados na sala de aula tendo hoje em algumas escolas aprimoramentos tecnológicos tais como: informática,rádio,dvd e outros. Ao utilizar os recursos tecnológicos na área educacional é preciso questionar o objetivo do mesmo e avaliar seus benefícios e limitações.
Então por que tantas atenções para o computador? Porque o mesmo une as várias tecnologias existentes  e os demais instrumentos são limitados. A tecnologia está relacionada ao poder,ou seja,quem a domina consequentemente tem  o poder nas mãos. Hoje utilizamos a tecnologia de várias formas:DVD , TV a cabo, computadores,livros. Entretanto já não é preciso se deslocar de casa para realizar várias atividades.O computador possibilita a facilidade de realizar compras,efetuar pagamentos e trabalhar sem precisar se  deslocar,facilitando assim a vida do indivíduo.

REFERÊNCIA: TAJRA, S.F.Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade.8.ed.São Paulo: Érica, 2008.


Grupo: Ana Paula Bezerra, Adjeany, Ana Elizabeth, Ivaneide, Ivanilda, Jandilene, Jaquelline, Mariana e Priscila
  

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Boas Vindas

Olá pessoal, bem vindos a nossa mais nova ferramenta de aprendizagem.
Façamos deste Blog uma ótima utilização.
Mãos à obra!