segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sites educativos

A proposta dos sites educativos é a de proporcionar ao aluno e aos demais que o acessam, a aprendizagem de uma forma simples e lúdica.
Uma listagem do site Educar para Crescer, indica sites avaliados por alguns especialistas em Educação. Dentre eles, encontram-se uma variedade imensa, tendo então opção para todos os gostos e idades.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011


REVISTA: A INFORMATICA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO-CAMPUS GUANAMBI
NAIDSON CALYR SANTOS FERREIRA
INSTITUTO FEDERAL BAIANO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano-campus Guanambi antiga escola Agrotécnicas Federal Antônio José Teixeira, este campus utiliza várias ferramentas de ensino pedagógicos, utilizando como ferramenta o computador, assim formulando novos campos de conhecimento para que o aluno venha aprender mais.
O campus tem a disposição 60 computadores divididos em dois laboratórios de informática, e 10 computadores na sala de internet, o IF Baiano- Campus Guanambi, possuem uma média de 40 alunos por turmas que usam o laboratório de informática e todos os computadores com acesso a internet.



ARTIGO: NUCLEO DE TECNOLOGIA DIGITAL APLICADA Á EDUCAÇÃO (NUTED)

O NUTED foi criado no primeiro semestre de 2000, a partir do projeto ROODA- é um ambiente virtual de aprendizagem e tem como pressuposto a interação entre os participantes, focando princípios educacionais e interdisciplinares através de sua interface centrada no usuário. O NUTED está vinculado a FACED/UFRGS (faculdade de educação)
e faz parte do CINTED/UFRGS (centro interdisciplinar de novas tecnologias na educação).
O objetivo do NUTED é trabalhar com p desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais aplicadas á educação, integrando a pesquisa feita por um grupo interdisciplinar de professores e alunos de ensino superior.



Alunas: AUSEANDRA DA SILVA NÓBREGA
               JAQUELLINE COSTA

GEC- Grupo de pesquisa em educação, comunicação e tecnologia

GEC- Grupo de pesquisa em educação, comunicação e tecnologia.

RESUMO: O Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) está sediado na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e vem atuando no estudo da presença das tecnologias na educação.
O tal tem como objetivo apresentar um projeto de pesquisa, participar de grupos de estudos, comentar os posts dos blogs dos colegas, postar notícias comentadas no blog do grupo, investigar e aprofundar o significado pedagógico dos novos recursos tecnológicos, propondo alternativas de incorporação dos mesmos aos processos educacionais, considerando-os como elementos fundamentais e vitais da nova sociedade que se está construindo.Um dos pontos obrigatorios é integrar um dos grupos de estudos no GEC; participar de ações formativas de escritas (gramática, ortografia, estrutura lógica do texto...)

 http://www.gec.faced.ufba.br/twiki/bin/view/GEC



REVISTA:  Educação, Formação & Tecnologias

RESUMO: A revista traz publicação de carácter cientifico que visa a divulgação de trabalhos de investigação e de reflexão relacionados com a utilização e integração das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e na Formação.


http://eft.educom.pt/index.php/eft


Ana Paula de Oliveira Paiva

Revista: Informática na Educação: teoria e prática

Abordamos uma das revistas deste projeto que é um periódico científico editado pelo programa de pós-graduação em informática na educação do centro interdisciplinar de novas tecnologias na educação CINTED,da universidade federal do Rio Grande do Sul. Publicam-se dois numeros anualmente com artigo,pesquisa,relatos sobre trabalhos em andamento,resumos de teses e resenhas,chama-se Informática na Educação: teoria e prática. O artigo refere-se a utilização do vídeo  como dispositivo metodológico na clínica da atividade docente onde foi feita uma experiência em uma escola da rede pública utilizando como abordagem metodológica a experimentação em autoconfrontação cruzada e filmagem das situações do trabalho docente com seu dispositivo.

Informática na Educação: teoria e prática
Capa > v. 13, n. 1 (2010)

 Dupla: Ivaneide Sousa,
           Jandilene Alves

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

REVISTAS

A seguir, seguem a indicação de três artigos publicados nas Revistas: Educação, Formação & Tecnologia e Informática na educação: teoria & práticarelacionados à Educação e as Tecnologias.


Vol. 3, No. 2 (2010)

O trabalho pedagógico em cenários presenciais e virtuais no ensino superior
José António Moreira, Angélica Monteiro

A forma apresentada pelos autores da revista, remete para saber como utilizar as ferramentas tecnológicas em prol do êxito na formação de profissionais. A questão não se prende apenas porque usar mas o que e como utilizar. São citados no texto o uso de blogs e plataformas online, contendo nestes materiais de apoio e suporte ao estudante. É necessário inovar, pois todos os dias surgem novas formas de comunicação. Quando o professor consegue fazer uso delas, a aprendizagem corre por um caminho mais largo, dando assim a oportunidade para que seus alunos se apropriem além do conhecimento que este quer passar de sua disciplina como também dos meios tecnológicos. Essa junção de saberes contribui para que a formação destes profissionais tenha um bom resultado posteriormente.

Artigo na íntegra (em PDF):

-

Vol. 2, No. 1 (2009)
Práticas de utilização de computadores Portáteis em contexto educativo: que impactos?
Hugo Monteiro, Maria João Loureiro

O artigo traz informações sobre a implantação de computadores portáteis na educação fazendo com que a tecnologia dentro das salas de aulas tenha tido um auxilio de grande posse para a realização de trabalho bem mais elaborados, facilitando não só nas pesquisas, apresentações dos trabalhos como a comunicação entre professores e alunos.

Artigo na íntegra (em PDF):

-

REVISTA: Informática na educação: teoria & prática
v. 13, n. 1 (2010)
O Uso das Tecnologias da Comunicação Digital: desafios no ensino de genética mendeliana no ensino médio
Lívia de Rezende Cardoso, Veridiana Santos de Oliveira

Esse artigo é de grande importância, uma vez que vem esclarecer a algumas pessoas sobre a formação de cidadãos críticos quando se trata de falar sobre Biologia e o estudo em sala de aula com o auxilio das tecnologias que ajuda o entendimento dos alunos sobre a genética e produtos transgênicos bem como as discussões sobre terapia gênica, células tronco, genomas e clonagem. 

Artigo (resumo e PDF):
http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/8638


GRUPO: Ana Stella, Bruna Luana, Luciene, Maria Jeane, Maria Rosa, Ana Paula Bezerra.

GRUPO DE PESQUISA - Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC)

Com Coordenação de Nelson de Luca Pretto e Maria Helena Bonilla, o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), tem sua sede na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Tem funcionamento desde o ano de 1994. Suas pesquisas visam investigar na área da educação a constante presença das tecnologias e a forma de utilização dos recursos pedagógicos aplicados às tecnologias. Esses estudos voltam-se para a socialização do conhecimento na esfera do ensino, da pesquisa e da extensão. 

Os Projetos de Pesquisa em andamento no ano de 2011 tem como temas: "A inserção das tecnologias digitais nos processos de formação de professores do campo?", coordenado por Maria Helena Silveira Bonilla. Essa pesquisa surge da necessidade de formação dos docentes para a educação do campo com qualidade. Embora o MEC tenha programas para a formação inicial e continuada dos professores, os mesmos não tem suporte para tal educação. É preciso ter em vista as questões sócio-culturais tanto dos alunos, quanto dos professores. 

Ainda conta com outros dois Projetos de Pesquisa: "Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores no contexto do campo: possibilidades de transformação da realidade social", com coordenação de Maria Helena Bonilla e Adriane L. Halmann; Este aponta a preocupação em formar profissionais capacitados para a educação do campo. Cita a criação do curso de licenciatura Plena em Educação do Campo, voltado para o contexto que este professor irá atuar. 
Outro Projeto é "Pólo de Referência de Formação e Pesquisa em Educação do Campo da FACED/UFBA", Coordenação de Maria Helena Bonilla e Adriane L. Halmann. A grande preocupação é com relação a formação de professores aptos para a educação do campo. Aponta a necessidade de se verificar a organização do trabalho escolar, visando uma maior ampliação nas redes de ensino com uso também das tecnologias. Diante destes três projetos em curso no decorrente ano, percebemos a preocupação que estes pesquisadores têm quando o uso das tecnologias em favor da ampliação da educação do campo.



GRUPO: Ana Stella, Bruna Luana, Luciene, Maria Jeane, Maria Rosa, Ana Paula Bezerra.

CCTE- CENTRO DE CIÊNCIAS COGNITIVAS E TECNOLOGIA EDUCACIONAL

O CCTE envolve temas que estão relacionados a análise e ao desenvolvimento de tecnologias educacionais para serem utilizadas na formação de recursos humanos em diversas áreas do conhecimento.Escolhemos três projetos que envolvem ambientes virtuais cada um com suas características , que são: AMADEUS ,tem a finalidade de desenvolver um ambiente virtual para o ensino de matemática, baseado em uma proposta centrada em processos  de mediação e avaliação.Visa o desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem baseado no conceito de micromundo assim como conceitos,metodologias e ferramentas que permitam uma avanço significativo das reflexões sobre a tecnologias de ensino e uma melhoria no uso dessas tecnologias no ensino. MATEMÁTICA.NET : Analisa o uso de software e ambientes por parte de professores de matemática para inferir sobre maneiras de aumentar a interatividade entre alunos e professores e melhorar a qualidade dos materiais quanto as características que favorecem os processos de negociação e mediação no contexto do ensino de matemática e SPAECEMAT que desenvolve uma interface de baixo custo para medida de grandezas físicas, a saber:temperatura,velocidade e força,a ser utilizado com microcomputadores PC-compatíveis no contexto de aulas de física.
                                                                      
   




















Referência:
Educação e Tecnologias.Disponíveis em:


Equipe: Ivaneide Sousa,Jandilene Alves,Lais Jamille,Renata Cordeiro

REVISTA - Informática Na Educação: Teoria e Prática


A partir observação de que o ambiente tecnológico da revolução industrial – com seus fluxos materiais impulsionados pelas esteiras fabris e seu regime mecânico-geométrico – fez emergir a forma do “operário” como sujeito do trabalho, o texto problematiza o que está emergindo hoje no ambiente tecnocientífico da tecnologia digital – com seus fluxos imateriais, sua tendência virtualizante e seu modelo informático-molecular. O exame do impacto da tecnologia digital sobre todas as esferas do viver e, em especial, do trabalhar, revela a emergência de um novo sujeito do trabalho – uma nova imagem do trabalho na forma do “agenciador tecnoafetivo”, como o agente híbrido que trabalha na escala molecular das interfaces, onde se organizam as passagens entre reinos e onde as singularidades constituintes dos homens e das coisas se enlaçam num duplo devir.
GRUPO: Antonis Pereira, Adjeany Jeronimo, Jéssica Rodrigues, Vilalba Nascimento
REFERÊNCIA:  http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/10212

LABORATÓRIO DE ESTUDOS COGNITIVOS (LEC/UFRGS)

LABORATÓRIO DE ESTUDOS COGNITIVOS- LEC


O LEC- Laboratório de Estudo Cognitivo, fundado em 1973 como um grupo de estudos cognitivos, no Departamento de Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com base no referencial da epistemologia genética de Piaget, busca alternativas educacionais que concorram para a superação das dificuldades dos alunos nos seus processos de aprendizagem. Coordenado pelas Profa. Dra. Léa da Cruz Fagundes e Profa. Dra. Mara Lúcia Fernandes Carneiro.
Alguns dos Projetos em desenvolvimento, são:
- Projeto UCA – um computador por aluno: tem como objetivo ser um projeto educacional utilizando tecnologia, inclusão digital e adensamento da cadeia produtiva comercial no Brasil.
- Mathematikos – é um ambiente para troca e construção de conhecimento matemático objetivando constituir uma comunidade virtual compromissada com a construção de conhecimento matemático.
- Robótica – estuda as possibilidades educacionais de projetos envolvendo o design e a programação robótica por crianças e jovens, principalmente a partir de metáforas do ambiente natural, social e tecnológico envolvidas nos projetos.


Referência:  www.lec.ufrgs.br


Grupo:
Abigail de Lima, Ana Cláudia Ferreira, Ana Elizabeth da Silva, Ivanilda Pereira, Maria Aparecida de Morais, Priscila Vasconcelos, Rejane do Nascimento, Segirlaine Camilo, Tamires Batista.

domingo, 18 de setembro de 2011

Grupo de Pesquisa NIED/UNICAMP

Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED/UNICAMP)

O Núcleo foi criado, em 1983, na Universidade Estadual de Campinas sob a coordenação da Profa. Dra. Mª Cecília C. Baranauskas e a Profa. Dra. Mª Cecília Martins e institucionalizado pela deliberação do conselho universitário em 1991. O NIED representa uma unidade especial de pesquisa vinculada à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN).
É constituido por representantes de instituições e orgãos que trabalham na área da informática aplicada à educação.   Alguns livros publicados pelo núcleo são: A liberdade da mente e Computadores na educação especial. O NIED tem vários projetos,entre eles: O WARAU - de design participativo no desenvolvimento de software; e Formação de profissionais da educação: desenvolvimento de metodologia pedagógica para o uso da informatica da educação.
O projeto WARAU é baseado no relatório técnico intitulado Um processo para a adequação de websites a requisitos de acessibilidade e usabilidade, 2008. Este relatório representa uma contribuição ao projeto "Acesso, permanência e prosseguimento da universidade em nível superior às pessoas com deficiência: ambientes inclusivos", desenvolvido pela coordenadora geral.
O projeto Formação de professores tem a finalidade de desenvolver metodologias pedagógicas e material de  suporte que oriente as atividades da confederação nacional dos metalúrgicos (CNM) e do Comitê para a Democratização da Informática(CDI) junto a comunidade que atende para uso da informatica da educação não formal iniciou-se em 19 de janeiro de 2000 e terminou em 08 de janeiro de 2009 .
O Prof. Dr. José Armando Valente liderou um grupo de pesquisadores que compõe o núcleo de informática biomédica e fez pesquisas utilizando computadores e a linguagem Logo para diagnóstico e reabilitação de crianças e jovens deficientes físicos e mentais.

Grupo: Antonis Pereira, Adjeany Jerônimo, Jéssica Rodrigues, Vilalba Nascimento
Referência: http://www.nied.unicamp.br/  



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aprendizagem Colaborativa Web 2.0

A Revista Educação Temática Digital – ETD- volume 12, 2011, publicou o artigo Aprendizagem Colaborativa Web 2.0, proposta de modelo de organização de conteúdo interativo, sob autoria de Tércia Zavaglia Torres e Sérgio Ferreira do Amaral.
Esse artigo teve a intenção de apresentar as ferramentas da Web 2.0, a fim de facilitar a aprendizagem, gerando uma melhoria no desempenho do aluno. Para que essa melhoria acontecesse deveria haver uma concentração entre diversos fatores que permeiam as práticas educacionais. Dentre esses fatores estariam o alinhamento do modelo de aprendizagem ao projeto pedagógico. Ou seja, instruir os professores a usarem as ferramentas tecnológicas relacionadas com as “TIC” (Tecnologia da Informação e Comunicação). Com isso, revisam a literatura e discutem aspectos de forma a apresentar um modelo conceitual de organização de conteúdo, baseado nas concepções de aprendizagem colaborativa.  
Grupo: Emanuella Neto; Karla Firmino; Maria das Graças; Poliana Soares; Viviane Nunes.

Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias na UFPB


Partindo de algumas pesquisas, apresentamos o grupo se pesquisa  Estudos Culturais e Tecnologias da Informação e Comunicação, que teve sua formação no ano de 2000, sob a coordenação dos professores Dra. Edna Gusmão de Gões Brennand e Dr. Ed Porto Bezerra. O grupo têm as ciências humanas como área predominante  de pesquisa, vinculadas ao Centro de Educação e ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba.
O grupo “Estudos Culturais e Tecnologias da Informação e Comunicação” tem como objetivo contribuir para o aprofundamento de estudos e pesquisas no âmbito da educação popular e da cultura, com a intenção de programar o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino na pesquisa e na extensão. Este grupo desenvolve pesquisas com ênfase no multiculturalismo, na cultura escolar, nos processos organizacionais e nas relações institucionais em educação, igualando-se com as relações de gênero e com a educação mediada através das tecnologias de informação e comunicação.
O site do grupo apresenta oito projetos desenvolvidos, dentre eles destacamos os três seguintes:
Política de Indexação da Biblioteca Digital Paulo Freire que tem como coordenadora: Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque. Este projeto propõe  recuperar e disponibilizar conteúdos sobre a vida e obra de Paulo Freire.
Interdisplinaridade: Convergências Teóricas com Enfoques Hipermidiáticos sua coordenadora é a Profa. Dra. Sônia de Almeida Pimenta. Seu objetivo é investigar as abordagens teóricas interdisciplinares para implementações de projetos/programas educativos na WEB e na TV interativa digital.
Contadores de Histórias - do Oral ao Virtual a coordenadora é a Profa. Dr. Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira. Este projeto pretende identificar contadores de histórias tradicionais, registrarem seus repertórios com a intenção de aproximar esses (as) contadores (as) de públicos com as escolas.
Percebemos que todos os projetos citados têm a finalidade de incluir as tecnologias digitais no âmbito escolar e investigar o êxito da aplicação dessas tecnologias  em sala de aula.  

Grupo: Emanuella Neto; Karla Firmino; Maria das Graças; Poliana Soares; Viviane Nunes.

Referência:http://www.ldmi.ufpb.br/grupodepesquisa/projeto1.htm


domingo, 28 de agosto de 2011

Um Pouco da História da Politica da Informática Educativa no Brasil

O texto de Sanmya Feitosa busca resgatar as principais alterações sociais que o ser humano vem vivendo a cada dia nas exigências profissionais e suas implicações nesse contexto socioeconômico, é requerido uma prontidão para o alcance de metas e objetivos. Em 1984, a indústria brasileira de informática, encontrava-se entre as dez melhores do mundo. O Brasil nesta época cresceu significativamente. O governo brasileiro queria ter uma política com características independentes, com o intuito de criar uma reserva de mercado. Entretanto, havia muitas dificuldades a serem enfrentadas, dentre elas: pessoas capacitadas; a forte pressão política e econômica das outras nações, além dos conflitos internos. Com base neste contexto, o país iniciou ações para informatizar as escolas públicas, em busca de melhoria da qualidade de ensino. Essas ações se iniciaram em 1965, com o interesse do ministério da marinha brasileira em desenvolver um computador com Know-how.
PROINFOprojeto que visava a formação de NTES (definir a sigla) para capacitar professores que iriam ser multiplicadores desta política nas escolas públicas. O projeto Educon criado em 1983, foi à primeira ação oficial e concreta para levar os computadores até as escolas públicas.
Foram criados cinco centros pilotos, responsáveis pelo desenvolvimento de pesquisa e pela disseminação do uso de computadores no processo de ensino aprendizagem.
Apresentamos alguns desses centros resumidamente.  A UNICAMP foi a pioneira na pesquisa sobre o uso de computador no processo ensino-aprendizagem.

Desde 1970, o laboratório de estudos cognitivos da UFRGS vem realizando com a informática educativa com o intuito de avaliar a contribuição do computador no processo de aprendizagem.

 Por fim, Tarja discute um paradgma educacional emergente do qual participam os educadores e educandos deste século. Com ele a função das instituições educativas volta-se para a promoção do aprendizado significativo para o estudante. Para tanto, todos os participantes sejam os que aplicam o conteúdo ou os que recebem estão sempre aprendendo. Essa educação é realizada por meio do diálogo aberto e a aprendizagem é construída na relação que o individuo mantém consigo mesmo e com outros.
Ana Cláudia, Cristiane Pedro da Silva, Hérica, Karla, Luciene de Almeida, Maria Jeane, Mayara Flôr, Renata,Rejane. 

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A importância da informática para o século XXI

Partindo do capitulo 1, do livro Educação e Informática de Sanmya Tajra, que destaca a importância da tecnologia no processo de ensino aprendizagem do século XXI, acompanhemos a utlização das novas tecnologias a fim de que  a educação se insira no processo de modernização da sociedade.
Analisamos que há determinados aspectos nos dias atuais que são fundamentais para a ampliação do exercício da docência. Se antes eram necessários conhecimentos básicos como ler e escrever. Atualmente exige-se   a utilização de novas tecnologias, tais como os computadores, que facilitam o desenvolvimento das habilidades diversas.

Para Gardner, a inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais. Este autor propõe sete competências intelectuais autônomas do ser humano: linguística, lógico-matemática, corporal-cinestésica, musical, espacial, intrapessoal e interpessoal. Em novos estudos, Gardner proprôs a utilização de mais duas inteligências, a naturalista e a existencial.

 Toffler, em seu livro A Terceira onda, situa três dimensões de mudanças da humanidade, referentes às diferentes formas de riquezas. Na primeira onda, a humanidade deixa de ser nômade e se torna agrícola e ligada ao sedentarismo. A segunda onda faz surgir a civilização no contexto organização da sociedade. Por fim, na terceira e última onda, é o valor atribuido aos bens materiais, gradativamente e deslocado para um bem imaterial, o conhecimento.
A terceira onda se distingue  da segunda em alguns aspectos, como por exemplo: o valor de uma empresa e afere do conhecimento das pessoas e não pelo seu patrimônio material. A produção é voltada ao atendimento do cliente e não à produção massificada; o trabalhador pensa aos invés de apenas executar tarefas; os produtos se transformam a todo instante.
Diante disso, na relação entre professor e aluno o uso da tecnologia deve ser vista como recurso para o processo de aprendizagem. Assim, a formação do homem no século XXI necessita ampliar seus conhecimentos diante dessas  transformações sociais decorrentes do avanço da ciência e da tecnologia.

Referência:TAJRA,S.F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 8 ed. São Paulo: Érica,2008.


GRUPO: Abigail, Ana Stella, Antonis, Bruna Luana, Emanuella, Jéssica, Maria Aparecida, Segirlaine, Vilalba, Viviane.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Conceitos e Reflexões sobre Tecnologia Educacional

Há muitas críticas sobre o uso das tecnologia na área educativa.Então, iremos  refletir sobre o uso desse s instrumentos.A palavra técnica tem origem do verbo grego ticten que significa "criar", produzir. A técnica envolve instrumentos inovadores que não se restringem a instrumentos físicos,mas na relação do meio e seu efeito sobre a sociedade que a questiona. Um exemplo,em sala de aula,os alunos não entendem o assunto passado pela professora,e a mesma adota outro método de ensino para proporcionar um melhor aprendizado.Esta mudança está relacionada com a técnica,a professora mudou a forma de lecionar e o resultado beneficiou os alunos.
O termo "tecnologia" passou a incorporar um sentido amplo do verbo ticten. Entretanto,a técnica seria a prática  e a tecnologia o instrumento inovador para a produção da mesma.A autora discute o termo tecnologia,classificando-as tecnologias físicas (livro,telefone,computadores),organizadoras (os métodos de ensino) e simbólicas( a  forma como as pessoas se comunicam, falando ou escrevendo).Tudo isso,está relacionado a amplitude dos antigos processos de ensino e aprendizagem como:televisão, vídeo, entre outros. A escola é uma  das alternativas tecnológicas, pois a mesma  foi criada com o fim de inserir os alunos para aprender determinados conhecimentos. A tecnologia educacional é uma disciplina que orienta para o estudo das práticas e métodos científicos e está relacionada ao ensino nas teorias das comunicações e de algumas tecnologias utilizadas pelos alunos como: caderno, lápis, livros sendo estes mais utilizados na sala de aula tendo hoje em algumas escolas aprimoramentos tecnológicos tais como: informática,rádio,dvd e outros. Ao utilizar os recursos tecnológicos na área educacional é preciso questionar o objetivo do mesmo e avaliar seus benefícios e limitações.
Então por que tantas atenções para o computador? Porque o mesmo une as várias tecnologias existentes  e os demais instrumentos são limitados. A tecnologia está relacionada ao poder,ou seja,quem a domina consequentemente tem  o poder nas mãos. Hoje utilizamos a tecnologia de várias formas:DVD , TV a cabo, computadores,livros. Entretanto já não é preciso se deslocar de casa para realizar várias atividades.O computador possibilita a facilidade de realizar compras,efetuar pagamentos e trabalhar sem precisar se  deslocar,facilitando assim a vida do indivíduo.

REFERÊNCIA: TAJRA, S.F.Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade.8.ed.São Paulo: Érica, 2008.


Grupo: Ana Paula Bezerra, Adjeany, Ana Elizabeth, Ivaneide, Ivanilda, Jandilene, Jaquelline, Mariana e Priscila
  

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Boas Vindas

Olá pessoal, bem vindos a nossa mais nova ferramenta de aprendizagem.
Façamos deste Blog uma ótima utilização.
Mãos à obra!